O papel dos Professores

O educador que está em contato diário com as crianças tem papel fundamental no programa.

É ele(a) quem desenvolve as aulas com as crianças e quem aproveita as situações do dia a dia para reforçar o aprendizado.

Seu papel principal consiste em facilitar as descobertas das crianças. Ele(a) as incentiva a produzir o maior número possível de alternativas para a solução dos problemas propostos, analisando cada um desses problemas no seu universo mais amplo, e a encontrar, por si mesmas, as melhores alternativas. Assim, passam a desenvolver discernimento no julgamento de soluções, o que lhes favorece a autoestima. No Amigos do Zippy, a definição de uma boa solução é aquela que faz com que a criança se sinta bem, não traga consequências negativas e não prejudique nem a ela nem a outras pessoas.

Os professores são selecionados por suas respectivas escolas para desenvolver o programa. Antes de iniciarem com as crianças, eles(as) participam de um programa de capacitação especial que lhes fornece a base teórica e filosófica do Amigos do Zippy, aprofundando o conceito de “lidar com situações difíceis” e suas implicações no bem-estar das crianças. Na capacitação também é abordada a estrutura do programa e o racional que dá embasamento às atividades propostas.

Além disso, eles recebem apoio contínuo dos monitores e da coordenação do programa e participam de reuniões periódicas com professores de outras escolas para troca de experiências e para se prepararem para as etapas seguintes do programa.