O Programa

O conceito fundamental do programa Amigos do Zippy é muito simples:

Se crianças pequenas aprenderem a lidar com suas dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta.

Desenvolvido em escolas, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o programa compreende uma série de seis histórias intituladas "Amigos do Zippy" . O Zippy é um inseto - um bicho-pau - e seus amigos são um grupo de crianças.

As histórias mostram esses personagens enfrentando problemas que são familiares às crianças: amizade, comunicação, solidão, bullying, mudanças, perdas e outras dificuldades. Cada história é ilustrada com uma série de figuras coloridas.

O conteúdo é dividido em 6 módulos, cada um baseado em uma das histórias. Cada módulo possui 4 aulas de uma hora, ministradas preferencialmente uma vez por semana. Dessa forma, o programa tem duração total de 24 semanas. É usual começar em abril e terminar em outubro, mas existem outras opções.

Clique aqui para conhecer os
módulos do programa.

Exemplo: O módulo 1 é sobre sentimentos e as quatro aulas são:

Aula 1 - Tristeza e alegria
Aula 2 - Raiva ou irritação
Aula 3 - Ciúme
Aula 4 - Nervosismo

Cada aula começa com o professor lendo parte da história e as crianças, por sua vez, participam em atividades como desenho, dramatização, discussão do tema e jogos.

Clique aqui para conhecer uma aula do Programa.

Amigos do Zippy não diz às crianças o que elas devem fazer. Não há afirmações como: "Esta solução é boa e aquela é ruim". Em vez disso, o programa encoraja as crianças a explorarem alternativas, a analisarem consequências e a pensarem por si mesmas.

O
papel dos professores no Amigos do Zippy é de importância fundamental. Ele atua como facilitador do desenvolvimento emocional das crianças - e, por isso, é especialmente capacitado para desenvolver o programa.

Além das atividades em sala de aula, as crianças são incentivadas a discutir Amigos do Zippy com os pais. Clique aqui para obter o Guia para Pais do Programa