Histórico

Amigos do Zippy foi desenvolvido por um grupo multidisciplinar de especialistas, coordenado por Befrienders International, uma entidade com sede em Londres, Inglaterra, sob o patrocínio da empresa GlaxoSmithKline. Devido ao sucesso do programa, comprovado através da avaliação de duas aplicações em escala piloto (leia mais em avaliação) foi fundada, em janeiro de 2002, a entidade “Partnership for Children” (PFC), com o objetivo de expandi-lo internacionalmente.

Atualmente o programa vem sendo desenvolvido em mais de 30 países, entre eles Lituânia, Jordânia, Índia, Brasil, Noruega, Islândia, China, Estados Unidos, Canadá e Argentina.

Amigos do Zippy foi implementado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida, entidade que atua desde 1962 oferecendo apoio emocional gratuito às pessoas que o procuram.

Em março de 2004, o programa iniciou-se, em escala piloto, com 276 crianças, de oito instituições da Grande São Paulo. Uma avaliação profissional foi conduzida e demonstrou resultados animadores, semelhantes aos que estavam sendo obtidos em outros países.
Clique aqui para saber mais sobre as avaliações do programa.

Ao término do piloto, em 06 de novembro de 2004, à semelhança da evolução em outros países, foi fundada a ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças, entidade sem fins econômicos que se dedica ao desenvolvimento e expansão de programas de Educação Emocional no Brasil. A PFC é detentora dos direitos autorais do programa Amigos do Zippy e a ASEC é sua representante exclusiva no território brasileiro.

Em 2005 participaram 32 instituições, totalizando 1.766 crianças. Em 2006 já eram 166 instituições e 15.776 crianças.

Em 2016 participaram 432 escolas e entidades, com 28.328 crianças, em 36 cidades.

Desde sua implementação, o programa já beneficiou 277.415 crianças no Brasil.

Clique aqui para saber como participar.


Saiba mais sobre as entidades abaixo, em seus sites: